Rotina

Remar para o Futuro soma seis medalhas no Brasileiro de Jovens Talentos

Projeto pelotense de remo conquista três ouros e três pratas em competição realizada em máquinas por conta da cheia do Guaíba

Foto: Divulgação - Remar para o Futuro - João Kerchiner venceu na categoria júnior B individual, sábado

O Remar para o Futuro segue colecionando conquistas de nível nacional. As mais recentes foram neste fim de semana, no Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos, em Porto Alegre. Com apenas cinco atletas, uma das menores delegações da disputa, o projeto pelotense de remo teve todos os seus representantes subindo ao pódio. Ao total, eles garantiram três medalhas de ouro e três de prata.

Sábado (25), Samuel Lopes ficou em segundo lugar na categoria individual juvenil. Brenda Madruga Freitas também terminou com a prata na júnior, enquanto João Kerchiner foi ouro na júnior B. Domingo aconteceram as finais das provas em dupla. Brenda voltou para conquistar o ouro ao lado de atleta catarinense. João Kerchiner e João Milgarejo garantiram a segunda colocação na júnior B masculina; nesta mesma categoria, mas feminina e individual, Nicole da Cruz fechou em primeiro lugar.

Competição indoor

Por conta da cheia do Guaíba, o Brasileiro de Jovens Talentos aconteceu em local fechado. O coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot, explicou ao Diário Popular o impacto da mudança da competição para máquinas ergométricas, fora das águas. Um dos principais efeitos envolve a redução da distância de 1,5 mil para mil metros, o que exige maior potência dos atletas e reduz a necessidade da capacidade de resistência.

“Dá uma diferença bem significativa. [...] A gente [no dia a dia] consegue mensurar quantos watts de potência cada atleta produz. E quando rema na máquina tem que dividir pelo peso. Atletas mais pesados têm muita vantagem em cima da máquina”, complementa Oguener. Ele cita os exemplos de Brenda e Samuel, que enfrentaram oponentes mais pesados na etapa final. Segundo o coordenador, João Kerchiner, por outro lado, conseguiu tirar vantagem.

O projeto

Realizado pela Prefeitura de Pelotas, o Remar para o Futuro tem parcerias com o Clube Centro Português 1º de Dezembro, a Academia de Remo Tissot e a Esef/UFPel. A coordenação geral é do professor Fabricio Boscolo, amparado por equipe multidisciplinar.

No pódio

Ouros
João Kerchiner (júnior B individual)
Brenda Madruga (júnior, em dupla ao lado de catarinense)
Nicole da Cruz (júnior B individual)

Pratas
Samuel Lopes (juvenil individual)
Brenda Madruga (júnior individual)
João Kerchiner / João Milgarejo (júnior B, em dupla)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grêmio sofre 3 a 0 do Atlético Mineiro e sai do G-4 Anterior

Grêmio sofre 3 a 0 do Atlético Mineiro e sai do G-4

Inter faz 1 a 0 no RB Bragantino, sobe na tabela e respira de vez Próximo

Inter faz 1 a 0 no RB Bragantino, sobe na tabela e respira de vez

Deixe seu comentário